segunda-feira, 16 de maio de 2011

sobre o livro cadernos de desenho

o projeto partiu do desejo de investigar os desenhos que os artistas normalmente não costumam mostrar, desenhos de rascunho, projeto ou de anotação. o livro foi desenvolvido a partir da pesquisa com os cadernos de desenho de nove diferentes artistas e concebido como uma edição de fragmentos desses cadernos. foi com o fascínio pela multiplicidade de temas/notas/desenhos e outras coisas encontradas nos cadernos de desenho que o livro foi editado. os desenhos e anotações foram misturados, confundindo os cadernos e os donos dos cadernos. ao aproximar os cadernos de artistas diferentes, foram criadas novas relações e narrativas, obliterando as autorias. e foi também procurando rejeitar um pouco da formatação mais convencional de um catálogo de arte que, no processo de edição, foram adotadas algumas estratégias, como: não separar projetos e obras das anotações mais banais do cotidiano, não identificar claramente o autor de cada desenho, evitar divisões temáticas e enfrentar o deslocamento dos desenhos dos cadernos para o livro, assumindo outras escalas e contextos.

a medida em que a pesquisa foi se desenrolando, os cadernos começaram a ser entendidos como um lugar (e não um objeto ou um simples suporte), onde cada artista estabelece uma série de experiências, idéias e práticas, tanto pessoais como artísticas, como uma noção expandida de ateliê, que escapa, burla e confunde os modelos mais comuns de escrever, desenhar, mostrar e guardar.

como os cadernos não cabem nos modelos mais correntes de exibição e circulação, a edição deste livro foi uma forma de mostrar um pouco desse lugar, situado na borda do trabalho e da experiência diária, espécie de exercício individual e silencioso de construção de uma outra prática (que não é exclusivamente a do livro, projeto, diário, nem exposição).

além dos desenhos, o livro traz textos de aline dias, organizadora, ana lucia vilela e diego rayck e fotos do processo de pesquisa e da exposição realizada em 2010 nos estados de santa catarina e paraná. também aparecem trabalhos que foram referências para a pesquisa, espécies de propulsores do projeto ou que foram desenvolvidos durante o processo de edição do livro.

o projeto cadernos de desenho foi realizado entre 2009-2011, pela corpo editorial, através do edital elisabete anderle de estímulo à cultura promovido pela fundação catarinense de cultura.

ficha:
fragmentos dos cadernos de desenho de: raquel stolf, diego rayck, bil lühmann, josé antonio lacerda, maíra dietrich, aline dias, augusto benetti, carlos asp, julia amaral
textos: cadernos de desenho, de aline dias; desenho como bruxaria, de diego rayck; crítica de arte como falsidade ideológica, de ana lucia vilela
exposições, trabalhos, conversas e o espaço de trabalho: raquel stolf, yiftah peled, fernando lindote, josé antonio lacerda, carlos asp e julia amaral
org: aline dias
florianopolis: corpo editorial, 2010